Imprimir
Categoria: Windows
Acessos: 6050

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

Quando ligamos um computador e ao decorrer da utilização ele apresenta algum erro, na maioria das vezes é fácil identificar o que está ocorrendo, pois estamos vendo o erro na tela. Quando o computador nem se quer liga, é difícil identificar o problema, pois não conseguimos ver o que está acontecendo. Para que os técnicos não percam tempo fazendo vários testes, foi criado um sistema (POST) que faz com que o speaker do computador gere um determinado numero de bips longos ou curtos dependendo de qual for o erro que estiver ocorrendo no computador.

 

Segue abaixo os tipos de bips ligados à inicialização do computador e o que cada um significa.

 

 

Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que a BIOS não foi capaz de identificar normalmente o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória.

 

 

Fonte de alimentação;

 

Problema no sistema;

 

Teclado.

 

 

Adaptador de vídeo com problema;

 

Problemas com a BIOS da placa de vídeo. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

 

 

O circuito de refresh da placa mãe está com problemas. Pode ser causado por danos na placa-mãe ou falhas nos módulos da memória RAM.

 

 

Detectado um erro de paridade na memória RAM.

 

 

Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Mau contato.

 

 

O Timer 1 não está operacional ou não consegue encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória

 

 

Processador danificado ou mal encaixado.

 

 

O Gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido.

 

Processador danificado. Problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe.

 

 

Overclock mal sucedido. O Overclock é um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware. É recomendado baixar a frequência de operação do processador ou troca-lo.

 

 

Mau contato ou placa de vídeo danificada.

 

 

Problemas com a memória Flash, onde está gravada a BIOS. Dano físico no chip da BIOS, provocado por um upgrade mal sucedido.

 

 

Será um problema físico do chip. Trocar a placa mãe.

 

 

Geralmente a BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desativando a memória cache. No entanto isso deteriora muito o desempenho do sistema. Entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Às vezes ela volta a funcionar normalmente.